Jornalista Rogério Mascia Silveira
Um chamamento às lideranças da Imprensa Oficial "IO" para atualizarem conhecimentos e desenvolverem estratégias para se tornarem mais eficazes em suas interações com suas equipes. Assim pode ser definido o treinamento Comunicação e Diálogo, ministrado para duas turmas pelo professor Humberto Guimarães Neto no Auditório nos dias 7 (quarta-feira) e 8 (quinta-feira) de novembro.
Atividade da Semana da Comunicação da IO, o treinamento de 8 horas apresentou aos líderes da IO técnicas para eliminarem ‘ruídos’ nos processos produtivos e a chamada ‘rádio corredor’. Variada, a palestra incluiu vídeos e casos de sucesso de comunicação empregados em empresas brasileiras e norte-americanas, sugestões de leituras, livros, filmes e atividades em grupo como o jogo Ganhe o máximo que puder, cujo objetivo foi demonstrar aos líderes o quanto experiências humanas interferem na comunicação.
Palestrante graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com extensão em Negociações Estratégicas pela Harvard Business School (EUA), Humberto destaca outro viés da capacitação, o de abordar questões atuais nas organizações, da chamada ‘Sociedade do Conhecimento’.
“Além da inovação tecnológica, cada vez mais rápida, há também outros desafios, como a inclusão social, o aprendizado coletivo, e principalmente, como cada líder precisa hoje engajar todos seus comandados, considerando a diversidade deles e a necessidade de ter percepção para se comunicar de modo eficaz com cada um”, explica o professor Humberto.
Aprovado
Para Edilene Natário, supervisora de administração de produtos editoriais, a capacitação primou pela qualidade. “A didática e o currículo do professor são excelentes, a capacidade de ele interagir conosco superou expectativas”, pontuou. Na avaliação dela, “o maior desafio da comunicação é ampliar o diálogo e a compreensão. O papel do gestor sempre inclui gerir pessoas, a mais difícil das tarefas, entre diversas outras necessidades. Assim, se comunicar de modo eficiente é primordial para seguir os procedimentos”, avalia Edilene.
Segundo José Avamileno, supervisor de impressão, o treinamento conseguiu abordar e oferecer novas perspectivas, para diversas situações vivenciadas no dia a dia. Com cerca de 80 subordinados, ele afirma “mais ouvir do que falar”. Gestor da gráfica, diz muitas vezes, dar respostas no sentido de transmitir confiabilidade e segurança aos liderados. “A comunicação deve ser clara, direta, objetiva e as informações compartilhadas. Um dos segredos é esse”, esclarece.
コメント